segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Rebrasilificando-me

Oi pessoal! Desculpe ter deixado vocês na mão e não ter mais escrito no blog. Estava uma loucura aqui em casa. Acabei de voltar para o Brasil. Está muito legal e, ao mesmo tempo, muito frio. Que pena que aqui não tem calefação :-(
 Mesmo estando no Brasil, vou voltar a escrever sobre a Canadá. Começarei com este post. Vou falar das coisas estranhas e diferentes do Canadá que eu nem me dava conta quando estava lá, mas que estou me dando conta agora que voltei para a nossa bagunça brasileira.

Uma coisa que eu nunca tinha notado é como tem pouco congestionamento de trânsito no Canadá, mesmo nas rodovias mais movimentadas. Lá a maior fila que eu me lembro de pegar durou 15 minutos. O mais estranho é que eu estava tão acostuma com os hábitos canadenses que achei aquela fila muito longa. Quando voltei ao Brasil e peguei uma fila de verdade, quase explodi de tão comprida. Eu tenho que pegar fila quase todo dia quando volto da aula.

Isso me fez perceber como as coisas, literalmente, fluem lá no Canadá. Eu realmente não entendo qual é o problema, por que lá funciona e aqui não. Sei que, no total, o Canadá tem bem menos habitantes (1/5) do que o Brasil, até por conta do frio extremo. Mas, mesmo assim, cidades como Toronto, Québec e Montreal são cidades grandes. Toronto tem uma população bem maior (6 vezes) do que a minha cidade no Brasil. Então, realmente não entendo por que tudo flui lá e aqui não!

4 comentários:

  1. Oi Sosso,
    Que bom que você voltou a escrever!!!!
    Sobre o trânsito, há vários fatores que nos ajudam a entender isso.
    Um deles é a topografia de Toronto, com ruas largas e retas. O mapa de Toronto parece uma grade, não é mesmo?
    Outro fator é o uso de formas de transporte alternativas. As pessoas de Toronto encaram o TTC (rede de transporte público) e a bicicleta como opções inteligentes de deslocamento, a mais econômica e eficiente para muitos, e não como algo para quem não tem carro.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Opa, Sofia!

    Você estando de volta vai ser ótimo ler o que você está estranhando em seu próprio país. Lembre de nos contar também o que você nem se dava conta que tinha saudade. =)

    Beijos!

    Ane

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo! Não abandone o blog!!! Ah uma coisinha pra vc se divertir: www.drawastickman.com Bjs!!! Marina e Marcel

    ResponderExcluir