quarta-feira, 27 de abril de 2011

Brincando de arqueóloga

Hoje, na aula de Estudos Sociais, fizemos uma atividade de arqueologia. A professora deu fotos de artefatos egípcios para cada grupo e nós tínhamos que descobrir: para fazer o que cada objeto servia, quem o usava, em qual parte da casa ele ficava e como ele funcionava. Atrás de cada foto tinha o tamanho, a data e uma pista sobre o objeto - por exemplo, "isso era usado para entreter os amigos e a família". Uma das fotos do meu grupo era de uma xícara. Ela era preta, muito bonita e decorada. Eu vi que os egípcios eram muito criativos e tinham uma ótima ideia de design. Considerando a xícara que eu vi, acho que eles gostavam muito de usar a imagem de animais em suas coisas. Eu já sabia que eles veneravam deuses com cara de animais, mas não imaginava que eles colocassem a cara de um bode numa xícara =)

Essa atividade me lembrou uma brincadeira do ROM (Royal Ontario Museum) que participei no dia do meu aniversário. Tem uma sala com três enormes caixas com areia e óculos e pincéis de arqueólogo. Nós podemos pegar as ferramentas e começar a tirar a areia para encontrar réplicas de esqueletos de dinossauros que estão enterrados dentro das caixas. Você precisa ter muita paciência, principalmente para tirar a areia das frestas entre os ossos. Isso dá um trabalho... Mas fiquei muito empolgada fazendo. Foi muito legal!
Nunca vi um museu tão divertido como ROM. Essa brincadeira é tão legal que dá em qualquer um vontade de ser arqueólogo! Eu me senti uma arqueóloga e me imaginei no meio do deserto... :D

2 comentários:

  1. Olá, Sophia.
    Faz tempo que não vinha por aqui (um tempo meio sem tempo da minha parte). Li todas as postagens, mesmo estando atrasadinha, porque as suas observações fornecem ângulos cheios de humor e sensibilidade. Por isso, acho que vc não vai se importar, vou colocar uma postagem no meu blog chamando a atenção das pessoas para esse seu "Brincando de Arqueóloga" e mais o "Dia dos Buddies". É que o "Abracaldabra" tem entre seus objetivos dar ideias de atividades aos professores, para ajudá-los a criar o elo entre museu e educação. Também acho que se mais professores visitarem seu blog, mais poderão ser aproveitadas as "dicas" que vc dá com suas observações e narrativas. Mas se vc não quiser que eu faça essa "ponte", é só me avisar que eu tiro, okay?
    Abrçs,
    Ione

    ResponderExcluir
  2. Oi Ione!
    Fico muito feliz que você comente sobre o meu blog no seu :D
    Muito obrigada,
    beijos,
    Sosso

    ResponderExcluir