sexta-feira, 22 de abril de 2011

Buddies


Na minha escola tem uma coisa chamada bubbies (amigos), uma aula que temos a cada 2 semanas. É quando nós (crianças do quinto e sexto ano) vamos na sala das crianças do primeiro e segundo ano. Lá fazemos atividades em 6 etapas.

  1. Pegamos uma folha com um caça palavras e outra com um desenho para colorir, as duas têm o tema da época do ano.
  2. Cada um da minha turma leva a criança que é o seu buddie (designado para você no inicio do ano) para a mesa dele.
  3. Lá deixamos o buddie fazer o caça palavras e, de vez em quando, damos dicas, fazemos perguntas e comentários para estimular a criança, e conversamos com ele sobre o que ele está fazendo.
  4. Pintamos o desenho junto com o buddie, conversando sobre o desenho e dizendo, várias vezes, que ele está fazendo um ótimo trabalho.
  5. Se o buddie terminar de colorir e de encontrar as palavras, vamos com ele ler um livro.
  6. Na leitura nós revezamos, cada um lê uma página. Aqui nós o estimulamos dizendo como ele está lendo bem. Se ele não estiver lendo bem, damos dicas para ele ler melhor.
Meu buddie
Quando eu chegei e tive a minha primeira aula de buddies, a professora disse que eu faria dupla com um garoto da minha turma. Fui procurar por ele e vi ele conversando com um garotinho com cabelo castanho, nariz de batatinha, com roupas sérias e boca selada, sem dizer uma única palavra.
Eu e o meu parceiro sabemos que o nosso buddie é muito quieto e tem dificuldade de se expressar, por isso conversamos muito com ele e estimulamos ele a fazer as atividades - diferente de algumas garotas que pintam o desenho para o buddie e nem o motivam a fazer o caça palavras. Eu e o meu parceiro estamos ajudando o nosso buddie a interagir mais com os outros.

Acho a ideia de buddies muito legal, já que é uma aula para aprender a ter paciência, ser colaborativo e a cuidar de alguém, como se fosse em família - é como ter uma aula sobre como criar os filhos.

4 comentários:

  1. Oi, Sohia! É muito bom ver que estás aprendendo tantas coisas úteis para tua formação. Fico feliz por estares compreendendo o valor e o melhor significado desses eventos. Avante, menina esperta!

    ResponderExcluir
  2. Tão bonita essa prática que vocês fazem! Conviver com as crianças menores deve ser bem divertido para vocês, assim como eles devem se sentir mais seguros tendo vocês, mais velhos, ao lado deles.
    Eu adoraria ter um buddie! :)

    Beijos!

    Ane

    ResponderExcluir
  3. Oi Vovô
    Obrigado pela observação!
    Continuo ansiosa pela tua chegada.
    Beijos,
    Sosso

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane

    De alguma forma, eu já sou teu buddie. Os teus comentários me motivam muito a escrever no blog.

    OBRIGADA!

    Beijos,
    Sosso

    ResponderExcluir