domingo, 10 de abril de 2011

Festival de Cinema de Toronto

Vou contar sobre os filmes que assisti este final de semana no festival de cinema infantil daqui (Sprockets - Toronto International Film Festival for Children and Youth). Ele está acontecendo no Tiff e vai durar até o próximo final de semana. São 5 salas de cinema e outras com atividades do tipo como fazer um filme ou uma animação stop motion e pintura de rosto.

Ontem a minha mãe me chamou para irmos. No horário, tínhamos duas opções de filme. Eu escolhi  Karla e Jonas. A história é assim: O garoto, Jonas, tinha beijado a garota, Carla, no verão. No começo do filme ela liga para ele e eles combinam um encontro no dia seguinte. Ele morava numa instituição para crianças sem pais, ou com pais que não podem cuidar delas. O sonho de Jonas é conhecer a sua mãe. Carla o encoraja a fazer isso. Eles pegam a certidão de nascimento de Jonas, descobrem o nome da mãe dele e viajam em busca da dita mulher. Então... vocês acham que eles terão um romance juntos? Será que Jonas encontrará a sua mãe? Respondam que depois eu contarei o final verdadeiro ;-)

Eu adorei esse filme. Tem muitos momentos de desafio que parecem ser sem fim. Os dois personagens principais têm que quebrar muitas regras e enfrentar perigos para realizar aquele sonho. Foi uma aventura romântica ótima! O único problema é que eu tive que ler legenda (coisa que eu odeio!!) porque o filme era dinamarquês. Mas valeu!

Hoje fomos ver outro filme, agora uma animação e falado em inglês (ufa!), apesar de ter sido produzido pela França e Bélgica. O título é Um gato em Paris. É uma das animações mais lindas que eu já vi!!! As imagens são feitas com lápis de cor e parecem estar sempre em movimento. Os desenhos são bem originais: as nuvens têm forma de amendoim e as orelhas parecem com a letra C. A linha das figuras é vermelha – e não preto, como costuma ser.

A história é sobre uma garota que ficou muda depois do assassinato do pai. A mãe dela trabalha na polícia e tem com missão principal encontrar o assassino do seu marido. Mas ela não tem um bom contato com a filha, fazendo com que o único amigo da menina seja o seu gato de estimação. Toda a família, incluindo a babá, é curiosa com o fato de que toda noite o gato sai de casa e só volta na manhã seguinte. Uma noite, a mãe sai de casa para fazer plantão e deixa a filha, já na cama, com a babá. Mas a garota levanta e sai pela janela do quarto para seguir o seu gato. Então, ela descobre que durante a noite o gato acompanha um ladrão, um homem que consegue andar pelos telhados de Paris tão rápido quanto um gato. No caminho de volta, ela vê o gangster que matou o seu pai dela conversando com seus capangas. Ela se esconde para escutar. Acaba vendo que a sua "inocente" babá é a namorada e cúmplice do maior bandido de Paris: o homem que matou seu pai. Assustada, ela tropeça e todos os homens malvados saem em busca dela para matá-la.

O que vocês acham... ela conseguirá escapar? Seu gato de estimação irá ajudá-la? Os homens malvados conseguirão pegá-la? O que o ladrão que anda com o seu gato fará nessa história? A garota conseguirá recuperar a voz? Digam suas ideias que depois eu contarei o final verdadeiro, quer dizer, o final que o roteirista criou. 
Ah! Vejam esse filme. Ele é ótimo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário