segunda-feira, 14 de março de 2011

ÁGUA

Máquina do ciclo da água: na parte superior tinha o gelo e um cano que levava  a água derretida para um outro andar, no andar médio tinha água e um outro cano para escorrer para a parte mais baixa, onde tinha uma superfície muito quente que transformava a água em vapor.
Hoje eu fui ao ROM ver uma exposição sobre a água. Tinham várias coisas interativas, vídeos e muitas para ler. Tinha de tudo: animais que não tomam água (como o rato canguru), uma máquina que mostrava o ciclo da água, dicas sobre como produzir energia a partir da água, onde estão as reservas de água em cada país, etc. Foi muito legal, divertido, e eu aprendi muito. Por exemplo, descobri que o Brasil tem a maior reserva de água doce por habitante de todo o mundo.
Outras coisas...
Tinha um vaso com água dentro (igual ao que as mulheres da Índia carregam) e as pessoas podiam tentar levantar. Eu tentei e consegui, mas era muito pesado.
Também tinha a "mesa da chuva". Era do tamanho de seis telas de TV de 32 polegadas, uma ao lado da outra, deitadas, formando uma mesa digital enorme. A imagem que ficava nas telas era um mapa (visão aérea) da região dos Estados Unidos onde fica Seatle. No mapa dava para ver as montanhas, as cidades e os locais onde ocorrem os rios. Mas estava tudo seco, sem água. Sobre a mesa tinha um objeto, uma espécie de carimbo em forma de nuvem. Quando você batia o carimbo numa parte do mapa, chovia ali. Se você fizesse isso no topo das montanhas, caia pouca chuva (imagino que é porque a água fica congelada). Se fizesse nas cidades, a água demorava a escorrer. Mas se fizesse nos locais onde geralmente correm os rios, a água escorria bem rápido para a linha dos rios e, depois, para fora do mapa (como se fosse o oceano).
 Eu encontrei a minha professora de inglês como segunda língua (ESL, English as Second Language) lá.
Na lojinha da exposição, eu vi um filhote de urso polar de pelúcia. Pedi para os meus pais para eles me darem 20 dólares para eu comprar. Eles ficaram tentando me convencer a usar o dinheiro para comprar outra coisa. Eu ainda estou pensando naquele ursinho lindo!

Lição do dia:
NUNCA escute os seus pais quando eles falam sobre bichinhos de pelúcia lindos.

Um comentário:

  1. Oi Sophia! Já tinha lido e adorado aquele seu outro blog e hj sua mãe falou desse aqui! Que super!! Queria saber o que é ROM e se vc me deixa republicar seu post no www.repensandomuseus.blogspot.com
    Fico aguardando sua repsota pelo repensandomuseus@gmail.com, tá legal? Bjs!!Bel

    ResponderExcluir