sábado, 19 de março de 2011

Black Creek Pioneer Village

Local onde se fazia trabalhos com chapas de metal, como jarras e lamparinas.
Tinham folhas de EVA com velcro para as crianças experimentarem montar estes objetos

 Hoje eu e meus pais fomos no Black Creek Pioneer Village (vejam o site). É a simulação completa de vila de 1867. Este foi ano em que o Canadá começou a ser chamado Canadá. Foi quando houve o ato de confederação, unindo algumas das colônias britânicas daqui. Na vila, as casas e os móveis eram daquela época, e as pessoas fingiam ser daquela época também. Vi uma mulher fazendo fio com lã de ovelha e outra explicando como eram as famílias naquela época. 
Escola da vila.

Outra casa era uma escola e o "professor" estava fazendo ditado com as crianças (que eram visitantes como eu) sentadas nas carteiras. As crianças tinham que escrever a palavra em um mini quadro-negro que se usava antigamente como caderno. Quando elas terminavam de escrever, mostravam o quadro ao professor, mas depois tinham que apagar para poder escrever a próxima palavra. Ou seja, não dava para levar o "caderno" para estudar em casa, como fazemos hoje em dia.

Cavalo gigante!
Tinha outras casas na vila. Em algumas, você podia entrar. Tinha casas pobres e casas ricas. Algumas pessoas rodavam a vila fazendo passeio de carroça. Os cavalos eram de uma raça diferente, eram muuuito grandes, mas o rabo era cortado tão curto que nem pareciam ter rabo. Havia algumas ovelhas, mas elas realmente precisam de um belo banho. De qualquer forma, eram lindas.

Ovelhas, direto para o banho!
Tinha um homem explicando sobre tipografia. Descobri que, naquela época, para você fazer o jornal, tinha que pegar letrinha por letrinha, bem pequenininhas, e colocar numa espécie de molde de parágrafo para montar cada parte do texto. As letras têm que estar ao contrário – porque quando você for imprimir sobre o papel do jornal, o parágrafo vai ficar do avesso do que está no molde, o que é o nosso normal. Para montar um parágrafo, a pessoa demora praticamente uma hora. Imagina!
Óculos 3D
Eu achei a vila muito legal, especialmente uma parte que eu esqueci de mencionar: um museu com maquetes de casas ricas e pobres daquela época, e até um açougue. Lá também tinha vários tipos de brinquedos daquela época. Vimos um brinquedo que tinha duas fotos ou desenhos idênticos, um ao lado do outro, num suporte preso a uma espécie de óculos. Quando você olhava as fotos através dos óculos, você via apenas uma imagem, mas ela se ficava em 3D. Eu olhei num desses óculos. Uma moça me disse que até a rainha, a rainha da Inglaterra, tinha um destes óculos para passar o tempo.

 

3 comentários:

  1. Sophia, amei esse post tb! Gostaria de publicá-lo no www.repensandomuseus.blogspot.com se vc me autorizar - será? Me escreve para repensandomuseus@gmail.com dizendo se me autoriza, ou não, ok?
    Bjs com saudades de vcs 3, Bel

    ResponderExcluir
  2. Oi, So. Esse Black Creek é mesmo um museu muito vivo e muito interativo. Fizeste verdadeira imersão no Canadá antigo, uma bela viagem no tempo. Descreveste-a muito bem. Estou orgulhoso de ti. beijos. Vovô.

    ResponderExcluir
  3. oi So
    Sou eu a laila, do brasil, sua amiga...
    Esse blog está bombandooo
    bjs

    ResponderExcluir