segunda-feira, 28 de março de 2011

Escadaria de chá

Estou com tanta fome que vou contar como é o "lanche" aqui - lanche entre aspas, porque é na hora do almoço, já que a aula começa às 8:55 e termina às 3:35 hs.
A minha escola tem um refeitório enorme que fica cheio de gente na hora do almoço. A maioria das mesas tem só meninas, ou só meninos. As meninas são bem patricinhas, ficam só falando de música e fazendo ti-ti-ti e não-me-toque. Os garotos ficam batendo com as garrafas de refrigerante na mesa e fazendo concurso de arroto. Na minha escola do Brasil não é assim. Meninos e meninas se dão muito bem e não se comportam tão diferente. Lá, eu tenho tanto amigos meninos quanto meninas.
Voltando ao refeitório... a maioria das pessoas de uma mesa troca sobremesas. Se uma menina tem vários doces razoavelmente bons e a outra tem um bolinho delicioso, elas trocam: uma dá um pedaço pequeno de bolinho e a outra dá dois terços dos seus doces. Ou seja, quem tem a coisa mais gostosa dá menos do seu. Mas quando uma mãe manda um pote cheio de coisas gostosas, a garota abre e pensa: o que eu vou fazer com tudo isso? Ela acaba distribuindo para as outras garotas da mesa, sem troca. Já participei disso. Já ganhei chicletes e biscoitos - apesar da regra da escola dizer que não pode levar chiclete.
Muitas garotas levam uma maçã para o lanche, dão apenas uma mordida e jogam o resto no lixo. Eu acho isso um desperdício duplo, porque é um alimento indo para o lixo sem ser comido e porque frutas, legumes e vegetais são caríssimos aqui no Canadá. Quando sobra outro tipo de alimento (tipo arroz, macarrão ou frango), as pessoas não podem colocar no lixo. Tem até crianças que ficam ao lado do lixo fiscalizando, para ver se os outros estão separando o lixo reciclado e para não deixar colocar comida fora. Essa fiscalização também é um tipo de trabalho voluntário e eu já me inscrevi para fazer! 
Tem outra coisa legal do lanche daqui: na última sexta-feira de TODOS os meses, temos o Pizza Lunch. Isso quer dizer pizza no almoço. Você paga 5 dólares uns dias antes e, na hora do lanche, eles te dão três pedaços de pizza e você pode se servir de minicenouras a vontade.

 
Piada do dia:
Hoje eu tive educação física. Quando eu estava descendo a escada para o ginásio, a minha lancheira escorregou da minha mão e rolou escada abaixo. Dentro dela tinha uma garrafa com um restinho de chá que se espalhou pela escada toda. Depois de a minha lancheira rolar uns 7 degraus, eu desci correndo para pegar. Por engano, pisei na lancheira e ela rolou mais 3 degraus, até o fim da escada. Resultado: todas as minhas 5 bolachas recheadas ficaram rachadas, a lancheira ficou cheia de chá e o chá ficou derramado pela escada.

3 comentários:

  1. Dona Sophia, primeiramente parabéns pelo blog "bombannnndo", tô aqui todo orgulhoso da minha sobrinha :)))
    E "segundamente" aí vai uma dica grátis do Tio Nando: descubra quais das nossas deliciosas sobremesas brasileiras deliciosas os canadenses / estudantes de outros países não conhecem. Tipo "casadinho", será que tem por aí? Daí leve para o lanche e faça o processo de permuta que você mencionou. Verás que na primeira vez não valerá muito, pois é desconhecido, mas depois terá gente te "pagando" 2x, 3x mais que o normal por uma sobremesa exótica e deliciosa que temos aqui! Ah, e te ajudará a interagir até com os meninos, que também irão querer conhecer ;)
    Beijão e até breve!! Tô chegando :)))

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Sophia....adoramos o seu blog! Parabéns!
    As informações são ricas, as fotos possuem um colorido todo especial!
    Esperamos sempre poder acompanhar a sua "imersão no Canadá".
    O Caio e o Bruno adoraram a idéia da pizza no almoço.
    Beijão, da Gugu, Zé, Caio e Bruno

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sophia!
    Eu adorei essa opção de pizza com minicenouras! E também esse clima de almoço coletivo, com muitas pessoas. As comidas que servem na sua escola são melhores que as da Ilha Escola?

    Beijos!

    ResponderExcluir